domingo, 4 de novembro de 2007

The Day After


Prudência.

O que faz com que num instante a gente perca a cabeça? De repente uma coisa que tinha tudo pra dar certo termina em confusão, dor de cabeça, maxilar quebrado, empurra-empurra, mal-estar...

Prudência tem muito a ver com domínio próprio, se é que não são sinônimos. Um homem prudente deveria ser aquele que engoliu um manual de convivência humana. Isso não quer dizer que ele nunca erre. Mas sim que sabe contornar os erros sem torná-los maiores do que eles devem ser.

Bom Senso

Como saber a hora de parar? Parar de beber, de fumar, de brincar, de chorar, de rir, de odiar, de amar, de tanta coisa...

No instante em que se olha nos olhos de alguém e se percebe que a retina desse alguém reprova tua ação. Ainda que os lábios digam o contrário.
O problema é que raramente olhamos nos olhos. Talvez seja bem por isso. Por temermos a reprovação. Por estarmos acostumados a pensar que ser reprovado é algo ruim.

Paciência

Muitas vezes, por mais que se pense o contrário, não é com os outros que não costumamos ter paciência. Quando a gente quer, depois de um suspiro demorado, acaba não sendo muito dificil aturar alguém insuportável (ainda que esse alguém não SEJA insuportável mas ESTEJA insuportável).

Só que aturar a si mesmo deve ser uma arte. A não ser pra aquelas pessoas que sequer param pra pensar sua própria conduta. É difícil tolerar a si mesmo, admitir os próprios fracassos, as próprias debilidades.

Pode ser muito saudável de vez em quando ficar sozinho, parar, respirar fundo e reconhecer os próprios limites não como algo que diminua. Mas como algo que torna humano.

Disciplina

Estar disposto a aprender. Aberto a experiências novas, a novos rostos, novos sorrisos, novas paixões, novos amigos, novas conquistas, novas derrotas. Enfim, aprendizado de vivência.

Contudo, dentro de uma ordem. Por mais que seja tentador, não dá pra viver de caos. Temos uma única vida. Uma única chance. Que me perdoem os que pensam o contrário.

Mas cada dia é um dia de juizo pra cada um de nós. Não sabemos o que pode nos acontecer daqui a dois segundos, dois minutos, duas horas, dois dias, dois meses, dois anos, duas décadas.

Então, por que desperdiçar o valioso dom da existência com coisas que, lá no íntimo, sabemos que não vão nos levar a lugar algum? Errar é necessário. É saudável. Mas não precisa ser a regra.

A música que toca agora é Vamos fazer um filme do Legião. Random do Media Player. Parece que tem alguém concordando comigo.

7 comentários:

Paulera disse...

falou tudo.

essa noite eu tb tive umas idéias de texto, mas eu tava dirigindo, e nao tem como parar no canto e escrever. e até pra isso, uma caneta preciso ter. (riminha)

Hammurabi disse...

Up Date um pouco atrasado.

Eu tô com esse chapéu tapando a cara mas o maxilar quebrado que eu mencionei, graças a Deus, não é o meu.
Atenciosamente,

Hammurabi

Kaka disse...

De qualquer maneira, foi divertido!

parapapapaaaa

Davi disse...

Não há ninguém que viva a esmo; por mais que queiramos transpor o condicionamento, é penoso fazê-lo. Contudo, me parece que a nossa própria "condição" vem a ser um acontecimento sem a pretensa causalidade, a vivência não é um fenômeno fisicista.

Hammurabi disse...

Cê sempre me embanana.
O que seria dizer, numa linguagem mais palpável: "a vivência não é um fenômeno fisicista".

Alê disse...

Nossa, concordo e assino embaixo!

Anônimo disse...

[p]The clarity provided by Dr Beat mind phones is highly unbelievable and justifies the pains of the composer through generating these the individuals had heard the music in a minute sounds produced in it . The all-important sound quality [url=http://www.hdbeatsbydre.co.uk]beats by dre headphones[/url] is very good and the tiny 10mm speakers have a good frequency range . The headphone cable for th Beats l shorter, the length is suitable fr portable products; whras th HD-595, th cord insanely extended and nt definitely produced for walking rund with t (but u an lwys substitute the cord . [url=http://www.hdbeatsbydre.co.uk]beats by dre uk[/url] Dr . Lovely music world is the host of additional back and forth [url=http://www.hdbeatsbydre.co.uk]beats by dr dre headphones[/url] Diddy, cheap beats by dre, launched three new headsets because they beat the valley lily of the valley lily harvest restrictions beat solo HD, June 14 2010 DSC0100 next to Dr . Because of its lightweight and strong aluminum construction, you will only hear [url=http://www.hdbeatsbydre.co.uk]beats by dr dre[/url] clear and pure sounds . Thirdly, is a piece of good news [url=http://www.hdbeatsbydre.co.uk]beats by dre headphones uk[/url] for those who dig in the mode.[/p]